Economia Alternativa

A elevação da temperatura global, causada pela emissão descontrolada dos gases-estufa, como dióxido de carbono e metano, fez com que o mundo passasse a discutir novas formas de organizar a economia.

O modelo alternativo leva em consideração, além da preocupação com o meio ambiente, o respeito ao ser humano. A distribuição de forma justa da riqueza é um dos elementos principais dessa nova economia.

Apesar dos benefícios históricos trazidos pelo livre mercado do economista escocês Adam Smith, como o declínio do absolutismo ao final do século 18, a ideia de deixar os agentes econômicos e financeiros fazerem o que bem entenderem, sem a participação fiscalizadora do governo, já se mostrou perigosa em diversos momentos da história, como na última crise desencadeada pelo ativos de risco imobiliários americanos.

Para evitar a ambição desmedida dos investidores, é fundamental a participação ativa do Estado na economia do futuro.

1 comentários:

Natália T. Galera disse...

Boa tarde,

Achei muito interessante a temática abordada neste blog. São iniciativas como esta que contribuem para cidadãos mais informados e para a preservação do nosso planeta.
O layout do site foi feito de maneira bem criativa. Tenho certeza de que o livro ficará tão bom quanto o site, não só porque conheço muito bem um dos escritores, mas sim porque já é possível perceber a capacidade e o empenho de todos vocês ao lermos estas matérias.

Parabéns a todos que criaram e se dedicam a escrever neste blog.

Natália T. Galera