Comemorações do Dia da Árvore: "Eu neutralizo" no Rio e nós "Click"amos em todo o Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Pode parecer uma data sem importância, mas se levarmos em consideração os números, vamos perceber que o verde do nosso país está prestes a atingir o alerta vermelho.

De acordo com o relatório da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na Amazônia em julho deste ano foi 93% maior que o verificado no mesmo mês de 2008. O SAD, Sistema de Alerta de Desmatamento, detectou, por meio de imagens de satélites, que foram derrubados, pelo menos, 532 km² de florestas em julho, enquanto, no mesmo mês do ano passado, a área derrubada foi de 276 km².

Para quem mora no Rio de Janeiro e quer tomar alguma iniciativa que represente muito para o meio ambiente e ainda aproveitar o dia para passear com a família, pode participar neste domingo, dia 20 de setembro, do projeto “Eu Neutralizo”, no Jardim Botânico do Rio.

O evento vai apresentar formas de preservação e educação ambiental através de uma programação desenvolvida para adultos e crianças. Além disso, vai ser uma ótima forma de comemorar o Dia da Árvore, pois todas as atividades vão destacar a importância do reflorestamento e o papel das árvores na absorção de carbono na atmosfera.

“Eu Neutralizo” vai contar também com peças de teatro, gincanas, exposições e passeios guiados na área verde do Jardim Botânico. Cada participante do evento vai receber uma “roda da sustentabilidade”, com dicas e explicações sobre o aquecimento global e seus desafios. Durante o passeio, os visitantes também poderão calcular o impacto das suas atitudes no meio ambiente.

O evento “Eu Neutralizo” vai das 9h às 17h, cada ingresso custa R$ 5 e só pode ser comprado na hora, na bilheteria do Jardim Botânico, que fica na Rua Jardim Botânico, nº 920, Jardim Botânico, na cidade, claro, do Rio de Janeiro. Para mais informações, ligue para o telefone (21) 2279-8426.

Para quem não mora no Rio de Janeiro, mas não quer que o Dia da Árvore passe em branco, basta dar um “click” e ajudar a mudar o quadro de devastação da Mata Atlântica. Para isso, é só entrar no site www.clickarvore.com.br e clicar em “Plantar”. O programa tem como objetivo o reflorestamento da Mata Atlântica com espécies nativas. Cada "click" equivale ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras e pela própria sociedade civil.

Se você deseja falar com a autora do texto, Cintia Roberta, deixe o seu comentário ou mande um e-mail para ctaroberta@gmail.com

0 comentários: