A moda é ser consciente

Quem não gosta de estar atualizado sobre as últimas tendências da moda? Além da beleza, cores e gostos, o que está em alta é a moda ética. Além de mostrar atitude, você colabora com o meio ambiente, por exemplo, usando as Ecobags. Elas são sacolas de tecido e substituem as de plástico, que levam cerca de 400 anos para se decompor.

Só no Brasil, são produzidas 200 mil toneladas de sacolas plásticas por ano. As primeiras ecobags foram criadas para a campanha "I'm not a plastic bag", de uma rede de supermercados americana. A moda virou sucesso nos EUA, Canadá e Reino Unido. A partir daí, conquistou o mundo. No Brasil, esteve super presente nos corredores da Bienal do São Paulo Fashion Week 2008.

O estilista Caio Von Vogt, por exemplo, desenvolveu a linha Ecovogt. Para diferenciar, ele usou um tecido fabricado a partir da fibra da juta com a textura do linho. O tecido é tingido com corantes naturais. Enquanto essas sacolas levam dois anos para se decompor, o algodão precisa de 10 anos e o poliéster só deixa de fazer parte do meio ambiente após um século.

A idéia de moda ecologicamente correta não ficou de fora no SPFW deste ano. O último dia de desfile foi aberto pela grife Isabela Capeto. Na apresentação, a estilista transformou tecidos reciclados e latas de refrigerante vazias em acessórios para o cabelo das modelos. Afinal, o fashion é usar a moda com responsabilidade.

Converse com a autora do texto Cintia Roberta. Mande uma mensagem para o seguinte e-mail: ctaroberta@gmail.com

0 comentários: