Projeto de arborização em Franca

Um bom exemplo em Franca, interior de São Paulo. Para aumentar a área verde da cidade, a prefeitura desenvolveu um projeto de arborização: o Projeto Verde é Vida. Para isso, mais de 20 espécies de mudas de árvores foram distribuídas para a população. As árvores são próprias para a área urbana, como Magnólia e Canelinha.

A cidade conta com 600 hectares de área verde. O projeto também prevê reverter a situação das árvores que foram plantadas de forma inadequada. Pois, além de danificar as calçadas, essas árvores podem causar problemas especialmente em época de chuva.

O plantio das mudas é feito em frente às casas, e os cuidados com a irrigação ficam por conta do morador. Os residentes recebem orientação e um termo de responsabilidade. A Secretaria de Meio Ambiente de Franca já recebeu mais de 5 mil pedidos. A expectativa é plantar mais de um milhão de árvores até 2012.

Para quem mora na região e quer participar do programa Verde é Vida, basta ligar para o telefone (16) 3703-0454 e solicitar as mudas gratuitamente. No momento do pedido, a pessoa fornece as informações do local em que deseja plantar. Isso evita plantios de espécies impróprias como, por exemplo, aquelas que produzem muitas raízes em ruas com calçadas estreitas.

Para entrar em contato com a autora do texto, escreva para ctaroberta@gmail.com

1 comentários:

Natália T. Galera disse...

Boa tarde,

Ótimo exemplo da prefeitura de Franca. Moro em Santo André, quero plantar uma árvore, mas não sei que tipo e nem como fazer para que futuramente ela não destrua a minha calçada. Já reservamos até seu espaço, mas pelo que sei, Santo André não tem projetos como este. O que me resta é ligar para Franca para ver se consigo algumas dicas.

Abraços ao grupo.
Natália T. Galera