Viver com consciência

Nós vivemos em um ritmo frenético. Normalmente, não damos conta de cumprir todas as nossas tarefas diárias. É uma dramática luta contra o tempo. Em meio à correria, tomamos algumas atitudes que prejudicam o meio ambiente.

Na tentativa de facilitar a nossa vida, o consumo inadequado dos alimentos, sem respeitar nossa própria saúde, aumentou. Entre uma tarefa e outra, o almoço foi substituído pelo lanche, uma maneira rápida de vencer a fome. Como resultado, a falta de educação de alguns faz com que embalagens, garrafas, papéis de bala e, claro, as bitucas de cigarro sejam jogadas nas calçadas das grandes cidades.

Cidades essas que possuem milhões de habitantes, sendo que cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de lixo por dia. Mas, afinal, para onde vai todo esse lixo? A maior parte tem um destino impróprio, ruim para a natureza. Uma solução para esse problema depende, na verdade, das atitudes e iniciativas de cada um.

O ato de separar o plástico, papel, metal e vidro do lixo orgânico dentro de nossas casas, por exemplo, faz a maior diferença. Como alternativa para o lixo orgânico, temos a compostagem, processo que transforma o lixo em adubo, cuja estrutura, nas devidas proporções, pode ser montada até mesmo nas residências. Para se ter ideia, o lixo orgânico representa 60% do total de resíduos nas cidades. No Brasil, um terço dos alimentos vai para o lixo.

Por isso, não custa nada consumir com responsabilidade e reutilizar o máximo que conseguirmos. Se não fizermos isso, o custo que vamos pagar pode ser muito caro para nossas vidas.

Comente essa publicação. Se preferir, envie uma mensagem para a autora do texto: ctaroberta@gmail.com

0 comentários: