Viva 2010!

1 comentários

Olá, amigos e leitores do blog!

Depois de um período sem atualizar, volto para me despedir e agradecer pela companhia nesses cinco meses do Economia Alternativa no ar. A princípio, nosso trabalho terminaria com o fim do nosso curso de jornalismo, porém, devido aos pedidos, daremos continuação ao projeto.

Só para lembrá-los, nós três, eu, a Cintia e o Bruno, estávamos no último ano de faculdade de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo, e o blog serviu como um complemento do nosso projeto de conclusão de curso (TCC). Apresentamos o trabalho no dia 8 de dezembro, e foi um sucesso! Nossa nota final foi 9,5! Um alívio para tanto esforço e tanta dedicação.

Em virtude do incentivo e dos inúmeros leitores, mesmo formados jornalistas e seguindo carreiras completamente diferentes, pretendemos continuar em 2010 com o blog, atualizando esta página com informações a respeito da chamada "nova economia". Com certeza, por exemplo, voltaremos com mais dicas da semana.

Ah, não posso me esquecer de falar do interesse que o nosso livro despertou. Quem sabe esse produto não gere frutos no futuro?

Bom, é isso! Feliz Natal e que 2010 seja maravilhoso para todos nós! Amor, felicidade, paz, sucesso e luz em nossas vidas!

Um grande abraço!


Carolina Vertematti

Copenhague: esperança ou desilusão?

0 comentários

O encontro de Copenhague só terá definições na metade do mês
Os primeiros dias de reunião vivem da expectativa quanto à chegada dos grandes líderes em meados de dezembro.

Apesar de terem começado na segunda-feira, dia 7 de dezembro, as discussões da COP-15, sigla que remete à conferência sobre o clima da ONU (Organização das Nações Unidas), devem esquentar somente em meados de dezembro. Na metade do mês, os grandes líderes, figuras carimbadas da política internacional, desembarcarão em Copenhague, a capital dinamarquesa, cidade que recebe o importante encontro.

A partir daí, espera-se que os países divulguem suas metas de redução de emissões. Por enquanto, nos primeiros dias de reunião, só há espaço para a expectativa. As certezas somente virão quando Barack Obama, o presidente americano, Hu Jintao, o presidente chinês, os representantes da União Europeia, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, além do primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, efetivamente sentarem à mesa para conversar.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou em seu site as principais declarações do primeiro dia de Copenhague. Confira algumas delas a seguir:

“Só espero que as pessoas em Copenhague não percam de vista o fato de que há oportunidades econômicas por aí. Isso está sendo vendido como uma dose de óleo de rícino que se tem de engolir, e não é verdade.” Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.

“Já é evidente que não se assinará qualquer acordo jurídico importante.” Arkadi Dvorkovich, assessor econômico da presidência russa.

“Estou muito otimista sobre Copenhague. Todos os líderes concordam que temos o mesmo objetivo, que é combater o aquecimento global. Então, creio que chegaremos a um acordo e acredito que ele será assinado por todos os países membros da ONU, o que seria um fato histórico.” Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas.

“É evidente que o mundo se beneficiaria enormemente com uma ação precoce. O adiamento apenas levaria a custos em termos humanos e econômicos que se tornarão cada vez mais altos.” Rajendra Pachauri, chefe do painel de cientistas do clima das Nações Unidas.

“Mesmo que não se chegue a um acordo sobre tudo, e não vai se chegar, uma base sólida será feita. Por isso, a conferência em Copenhague não será um fracasso.” Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente do Brasil.

“Temos de fazer todos os países reconhecerem que eles precisam ser tão ambiciosos como prometeram. Não é mais suficiente dizer ‘posso fazer isso, talvez eu faça isso’. Quero criar uma situação na qual a União Europeia seja persuadida a defender os 30% (quanto à redução das emissões).” Gordon Brown, primeiro-ministro britânico.

Para conversar com Bruno Toranzo, o autor da publicação, não hesite em enviar suas mensagens para brunovdpt@hotmail.com

Árvore de Natal ecológica é inaugurada no Parque do Ibirapuera

0 comentários

Crédito foto: José Patrício/AE
Com direito a uma grande festa, a tradicional árvore do Parque do Ibirapuera foi inaugurada no último domingo, dia 6 de dezembro. A principal novidade da atração, além de ser a maior árvore já erguida desde o início da comemoração, fica por conta dos materiais empregados. Os idealizadores colocaram em prática o chamado "ecologicamente correto", porque se preocuparam em utilizar produtos reciclados na construção da estrutura e na montagem da iluminação.

"A árvore, que é um presente do Banco Santander e da Prefeitura de São Paulo para a cidade, foi criada com foco no respeito ao meio ambiente, e toda a estrutura foi montada seguindo esse preceito. Usamos material reciclado como garrafas pets e lâmpadas de baixo consumo. Com isso, a árvore, considerada um símbolo da cidade, passou a integrar o conceito de sustentabilidade e a contribuir com a preservação ambiental", disse Fernando Byington Egydio Martins, diretor-executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa do Grupo Santander.

Com 75 metros de altura, o equivalente a um prédio de 25 andares, 35 metros de diâmetro e pesando 240 toneladas, a árvore do Ibirapuera é a maior já construída, cinco metros a mais que a do ano passado.
Para possibilitar que os paulistanos confiram esse charmoso espetáculo, foram destinados 50 mil metros de festões ecológicos, além de 60 estrelas confeccionadas com garrafas pets recicláveis, sendo que os fabricantes da estrutura da árvore e da iluminação optaram por materiais reaproveitáveis e lâmpadas com baixo consumo de energia. No total, foram usadas 1 milhão de microlâmpadas, movidas a geradores alimentados com biodiesel. A árvore permanecerá montada até o dia 6 de janeiro, data conhecida por ser o "Dia de Reis".

Não deixe de mandar uma mensagem para Carolina Vertematti, a autora do texto, para o e-mail
carolvertematti@gmail.com

"Tô no Clima": mobilização pela redução das emissões dos gases-estufa

0 comentários

Foto: Divulgação
Uma boa opção de passeio para esse domingo. Às vésperas do encontro de Copenhague, a campanha TicTacTicTac vai promover amanhã, dia 6 de dezembro, o evento "Tô no Clima" no Parque do Ibirapuera.

O objetivo é mobilizar e conscientizar a população para a importância, bem como a urgência, de combatermos os motivos da mudança climática. É também uma forma de pressionar as lideranças políticas que estarão na COP-15. O evento, que será gratuito, vai contar com shows e atividades educativas.

Entre as atrações, estão as músicas dos artistas Zélia Duncan, Mariana Aydar, Simoninha e Gabriel, o Pensador. As apresentações serão intercaladas com depoimentos de lideranças políticas, celebridades e pessoas que foram vítimas das alterações do clima.

O evento ainda vai contar com oficinas sobre temas socioambientais, exibição de filmes, pinturas de rosto para as crianças, contadores de histórias e totens para medir a pegada ecológica de quem estiver passeando pelo Parque. Sem falar das atrativas atividades educativas e lúdicas desenvolvidas por ONGs que trabalham para combater o aquecimento global.

Tô no Clima
Data: 6 de dezembro
Horário: das 10h às 18h
Local: Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral - São Paulo/SP
Entrada gratuita

Para mandar uma mensagem para Cintia Roberta, a autora do texto, escreva para ctaroberta@gmail.com

É hora de solução em Copenhague

0 comentários

ONGs pressionam líderes globais por arrojado acordo do clima
Greenpeace e TicTacTicTac espalharam cartazes pelo aeroporto de Copenhague, capital da Dinamarca, cidade que sediará o próximo encontro das Nações Unidas.

A conferência do clima das Nações Unidas começa no dia 7 de dezembro, ou seja, na próxima segunda-feira. Mais de 100 chefes de Estado e de governo confirmaram presença. Um encontro gigantesco que reunirá os grandes responsáveis pelo aquecimento terrestre. Faz um bom tempo que os mais brilhantes cientistas chamam a atenção para o aumento da temperatura do planeta, o que está causando, entre outros problemas, o derretimento das geleiras.

Como forma de pressionar os personagens políticos pela assinatura de um arrojado acordo de diminuição dos gases-estufa, as ONGs Greenpeace e TicTacTicTac, uma organização americana, espalharam cartazes pelo aeroporto de Copenhague em que os líderes, já no ano de 2020, estão arrependidos por não terem tomado as devidas atitudes.

Lula, Obama, Zapatero, o primeiro-ministro espanhol, e Medvedev, o presidente russo, estão bem mais velhos, com cabelo branco e semblante preocupado. A seguinte mensagem, escrita em inglês, aparece ao lado das imagens: “I´m sorry. We could have stopped catastrophic climate change... We didn´t” (em português: “Desculpe-me. Nós poderíamos ter interrompido a catastrófica mudança climática... Mas não fizemos”).


O que o mundo espera é que o arrependimento fique tão somente na campanha publicitária. Daqui a alguns anos, a expectativa, se tudo ocorrer conforme os otimistas defensores do meio ambiente aguardam, é de estarmos quase livres da dependência do carbono. A economia tem de encontrar outra maneira de se mover. Tomara que realmente seja o fim da hegemonia dos combustíveis fósseis.

Escreva para Bruno Toranzo, o autor da publicação. Mande quantas mensagens desejar para brunovdpt@hotmail.com

Dica 14: Aproveite o horário de verão para economizar

0 comentários

O horário brasileiro de verão é uma ótima oportunidade para economizar energia. Com os dias mais longos, podemos aproveitar uma hora a mais de luz solar. Ou seja, não precisamos acender as lâmpadas e gastar energia elétrica.

Para que sua economia seja maior, deixe as janelas e cortinas abertas. Dessa maneira, a iluminação natural cumpre seu papel, já que os ambientes da casa e do trabalho ficam bem iluminados.

A principal vantagem da dica desta semana é reduzir o valor da conta de luz e ainda proporcionar bem-estar para as pessoas que gostam da energia trazida pelo Sol.

Governo espanhol fará com que aviões aterrissem "de maneira verde"

0 comentários

A manchete causa estranhamento. Mas é isso mesmo. A partir de 2010, todos os aviões que aterrissarem no território espanhol terão que adotar medidas para diminuir o consumo de combustível, o ruído das turbinas e a emissão de dióxido de carbono, o temido CO².

O procedimento chamado de “aterrissagem verde” é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e visa a redução do consumo de até 25 mil toneladas de combustível por ano, o que resultará em 75 mil toneladas a menos de gases responsáveis pelo aquecimento terrestre.

Para atingir a meta estipulada, as aeronaves vão se aproximar dos aeroportos planando com os motores em potência mínima. A princípio, somente os voos noturnos serão obrigados a adotar a medida. Com isso, ocorrerá uma redução no impacto sonoro dos aviões entre 4 e 6 decibéis, não incomodando as pessoas que moram em um raio de até 18 quilômetros da pista.

Converse com Carolina Vertematti, a autora do texto, mandando uma mensagem para o e-mail
carolvertematti@gmail.com