Dica 11: Pare de fumar

Todos que fumam têm consciência dos riscos que o cigarro traz para a saúde. Não é de hoje que as doenças causadas pelo fumo causam sofrimento. O câncer de pulmão, o enfisema pulmonar, o câncer de boca e outros tipos de enfermidades são responsáveis pela morte de cerca de dois milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil, no ano passado, foram diagnosticados 30 mil novos casos de câncer de pulmão.

Com a vigência da lei antifumo no estado de São Paulo e em outros sete estados, ficou mais fácil se livrar do vício, porque, com a proibição de fumar em ambientes fechados públicos e privados, muitos dos usuários precisaram mudar seus hábitos. Ou seja, a vida ficou mais complicada. Para facilitar a rotina, eles simplesmente optaram por parar de fumar.

A dica da semana é para você fazer o mesmo. Preocupe-se com seu bem-estar e com a saúde dos amigos e familiares, que sofrem graves consequências por ter de conviver com um fumante. O meio ambiente também é prejudicado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarro acesas. Outro reflexo negativo: o fumante de um maço diário sacrifica uma árvore a cada 15 dias.

O alívio no bolso é outro fator motivador para que deixe de fumar. Levando em conta que o maço custa R$ 3, aquele que fuma, diariamente, os cigarros de uma caixa inteira gasta em torno de mil reais por ano para manter o vício. Liberte-se dessa droga.

Viva! Pare de fumar!

0 comentários: