Era comum ver as nossas avós utilizarem produtos caseiros para a limpeza da casa. Com a variedade de produtos químicos próprios para remover a sujeira, bem como a facilidade da vida moderna, o vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio foram esquecidos para essa finalidade. Agora é o momento ideal para retomar o costume, pois, além de baratos, eles livram você do contato com a perigosa composição tóxica dos produtos de limpeza.
Detergentes, desinfetantes, água sanitária, amaciantes e companhia contêm em sua fórmula substâncias que poluem o ar, causam irritação nas vias respiratórias, alergias e, em alguns casos, até mesmo contaminação grave, caso sejam ingeridos.
Economize nas contas de casa. Proteja a família e o meio ambiente dos produtos químicos com a dica da semana. Veja a seguir quais as funções de limpeza do vinagre, do limão e do bicarbonato de sódio e como fazer.
VINAGRE
O vinagre branco é ideal para combater o mofo, retirar a gordura de superfícies e eliminar odores fortes. Ele substitui o detergente, o amaciante e os limpadores multiuso.
- Para limpar o fogão depois de uma fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura e deixe por 15 minutos até soltar. Em seguida, passe um pano;
- Para limpar azulejos: aplique o vinagre branco puro com uma escova de dente branca e pressione sobre os rejuntes. Deixe agir por duas horas. Em seguida, lave a superfície;
- Para eliminar o cheiro de mofo: coloque uma bacia com vinagre branco puro dentro do local que estiver cheirando mofo. Deixe um dia inteiro (certifique-se de que ninguém da sua família esteja por perto, já que o cheiro do vinagre não é nada agradável);
- Para limpar janelas e espelhos: dilua três colheres de vinagre em dez litros de água quente. Antes de passar a solução com vinagre, limpe o vidro com água e sabão;
- Para retirar cheiros fortes como urina de animais de estimação: dilua 300 ml de vinagre em um litro de água morna e aplique no local que está com mau cheiro. Deixe secar naturalmente.
SUCO DE LIMÃO
O limão é um ótimo removedor de sujeira e manchas de ferrugem. Ele substitui água sanitária e removedor.
- Para retirar ferrugem dos objetos: esfregue o suco de limão com uma palha de aço;
- Para remover manchas de vinho e molho de tomate em tecidos: esfregue a mancha com limão, enxágue e deixe secar. Se ainda houver pequenas manchas no tecido, aqueça um litro de água e misture com quatro colheres de vinagre. Deixe agir por 15 minutos para, depois, enxaguar;
- Para retirar gordura das louças: adicione um quarto de xícara de chá de limão dentro do frasco de detergente. Use o detergente com limão para lavar todas as louças engorduradas.
BICARBONATO DE SÓDIO
O bicarbonato de sódio é uma excelente opção para absorver odores e para limpar a cozinha. Ele substitui a água sanitária e o detergente.
- Para desentupir ralos com gordura: ferva uma chaleira de água e misture com uma xícara de sal e uma xícara de bicarbonato. Jogue a solução no ralo e espere desentupir;
- Para limpar pias de aço inoxidável: esfregue a superfície com bicarbonato para, pouco depois, enxaguar;
- Para limpar panelas, frigideiras e assadeiras com alimentos grudados: misture água quente com três colheres de sopa de bicarbonato. Deixe dentro do recipiente até o alimento se soltar. Em seguida, esfregue com a bucha;
- Para limpar recipientes de plástico manchados: misture duas colheres de sopa de bicarbonato com suco de um limão. Esfregue o plástico manchado e deixe-o descansar por 20 minutos. Em seguida, lave normalmente.


Bruno Toranzo, estudante de jornalismo da UMESP, sempre trabalhou com economia. Antes de estagiar na GloboNews, canal de notícias das Organizações Globo, passou pelo portal informativo InfoMoney, pela Revista Exame e pelo Jornal do SBT. Há alguns meses, está atrás de pautas que mostrem a viabilidade de uma nova economia, fundamentada no respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
Carolina Vertematti está na reta final do curso de jornalismo da UMESP. Trabalhou por três anos como gerente de marketing da franquia de móveis Florense ABC até integrar a equipe de escutas do jornal Brasil Urgente da TV Bandeirantes, veículo que permaneceu por quatro meses. Desde janeiro de 2009, exerce a função de repórter da revista TITITI da editora Abril.
Cintia Roberta é estudante do último semestre de jornalismo da UMESP. Trabalha na Record News, primeiro canal de notícias na TV aberta brasileira, desde a estreia da emissora, há dois anos. No canal, já passou pelo hardnews e, atualmente, trabalha na produção de programas.