Só no Brasil, são produzidas 200 mil toneladas de sacolas plásticas por ano. As primeiras ecobags foram criadas para a campanha "I'm not a plastic bag", de uma rede de supermercados americana. A moda virou sucesso nos EUA, Canadá e Reino Unido. A partir daí, conquistou o mundo. No Brasil, esteve super presente nos corredores da Bienal do São Paulo Fashion Week 2008.
O estilista Caio Von Vogt, por exemplo, desenvolveu a linha Ecovogt. Para diferenciar, ele usou um tecido fabricado a partir da fibra da juta com a textura do linho. O tecido é tingido com corantes naturais. Enquanto essas sacolas levam dois anos para se decompor, o algodão precisa de 10 anos e o poliéster só deixa de fazer parte do meio ambiente após um século.
A idéia de moda ecologicamente correta não ficou de fora no SPFW deste ano. O último dia de desfile foi aberto pela grife Isabela Capeto. Na apresentação, a estilista transformou tecidos reciclados e latas de refrigerante vazias em acessórios para o cabelo das modelos. Afinal, o fashion é usar a moda com responsabilidade.
Converse com a autora do texto Cintia Roberta. Mande uma mensagem para o seguinte e-mail: ctaroberta@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário