Dica 4: Não deixe os aparelhos eletrônicos no modo de espera (“stand by”)

A dica da semana vai ajudá-lo a economizar na conta de energia elétrica. Ao contrário do que muitos pensam, os aparelhos conectados na tomada gastam, sim, energia. É um engano pensar que a luzinha vermelha do “stand by” acesa não consome energia. Alguns aparelhos eletrônicos, como micro-ondas, DVD e rádio, mantêm o relógio funcionando, mesmo quando não estão em utilização.

Ao terminar de usar o equipamento, adquira o hábito de retirá-lo da tomada. Quando você for viajar e passar alguns dias longe de casa, desligue todos os aparelhos da tomada, menos a geladeira e o freezer, que precisam estar conectados o tempo inteiro. Com esse cuidado, você não corre o risco de uma forte descarga de energia queimar os equipamentos da casa.

A seguir, disponibilizamos uma tabela que a Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, criou para mostrar o quanto cada aparelho gasta com a opção “stand by” ligada.



3 comentários:

Gisele Silva disse...

Vou desligar os aparelhos aqui em casa. A conta de luz está muito cara. Pretendo economizar. Obrigada pela dica, amigos.

Ana Julia Fradijo disse...

Não tinha ideia da quantidade de watts consumidos com os aparelhos em stand by. Vou começar a tirar tudo da tomada.
Obrigada pela dica.

Mário Jorge disse...

Olá, tenho visitado semanalmente a blog. Gosto muito das dicas de vocês. Essa de economia com os equipamentos em stand by é realmente muito útil. Vou esperar pela próxima. Abraços,